NOTÍCIAS

Debatendo Funcef em 15 minutos aborda a consulta do CNPC 30

A consulta aos participantes, iniciada pela Funcef, teve início no dia 1º e termina dia 8 de novembro

04 de Novembro de 2021

A consulta aos participantes, iniciada pela Funcef, teve início no dia 1º e termina dia 8 de novembro 

O programa “Debatendo Funcef em 15 minutos”, desta semana, explica os detalhes sobre a consulta iniciada pela Funcef sobre a aplicação da resolução número 30/2018 do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC 30).

Com a mediação de Rogério Vida, presidente da Associação dos Gestores da Caixa Econômica Federal de Belo Horizonte (Agecef/BH) e membro da Fenag, o programa contou com a presença de Nilson Moura, conselheiro deliberativo da Funcef e o presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Sergio Takemoto. 

Ao responder a pergunta sobre a consulta, que será realizada de 1º a 8 de novembro, o conselheiro Nilson Moura observou que é de extrema importância os participantes manifestarem suas opiniões, apesar do pouco tempo da realização da mesma. “Após dois anos de início desta discussão, a Funcef nos apresentou um estudo de uma forma bem didática. Ou seja, a proposta, que permite o aumento de prazo para o pagamento dos equacionamentos, incorpora os déficits de 2017 até hoje. Então, a partir de agora chega no zero a zero se caso a proposta for aprovada este ano”, disse.

A proposta permite o aumento de prazo para o pagamento dos equacionamentos com consequente redução de alíquota das contribuições extraordinárias. Desde a edição da medida, em outubro de 2018, a Fenae solicita à Funcef um estudo rigoroso sobre os impactos da aplicação da Resolução para os participantes.  

Segundo o presidente da Fenae, passados anos em que as entidades representativas solicitaram um estudo aprofundado sobre o tema, finalmente a Funcef o apresenta. “A gente sabe sobre a situação que os participantes estão vivendo neste momento. Se em 2018 já seria um grande alívio na parte financeira para todos os participantes, agora com o agravamento da crise econômica, com a situação piorando, é uma grande notícia para todos nós”, observou Takemoto e acrescentou que a Fenae também tem questionamentos a serem abordados com a Funcef de pontos que ainda precisam de maiores detalhamentos aos participantes. 

Prazo para a consulta - A Fenae solicitou o alongamento do prazo da consulta para que todas as dúvidas sejam sanadas a tempo. A Funcef sinalizou estudar um ajuste no calendário.  

Assista ao programa na íntegra.